Home  Precisa de ajuda? 

O que são Marcos Geográficos?

Os Marcos Geográficos são unidades de informações sobre acontecimentos de interesses históricos e/ou culturais, vinculados a um lugar ou a uma posição geográfica do mundo. Esse recurso é desenvolvido através do Google Earth (earth.google.com/intl/pt-BR/).

Um Marco Geográfico pode apresentar contextos geográficos, históricos, culturais, políticos, econômicos, sociais e literários. Existe, ainda, a possibilidade de um único Marco Geográfico englobar vários temas.

Classificações:

1. Global

2. Brasil

3. Regiões brasileiras

4. América do Sul

5. América Central

6. América do Norte

7. Europa

8. África

9. Oceania

10. Ásia

11. Polos

Explicando as classificações

1. Global:Os Marcos Geográficos classificados como globais buscam abranger as múltiplas dimensões e acontecimentos que envolvem a sociedade e a natureza no mundo, de forma que se possa pensar o espaço global como um todo, no qual se estabelecem redes interligadas de acontecimentos sociais e/ou naturais.

2. Brasil:Abordagem que tem por princípio contemplar a diversidade do espaço brasileiro, com relação aos aspectos culturais, naturais, políticos, econômicos, sociais, dentre outros; é possível, por meio dos Marcos Geográficos, analisar e visualizar, no espaço, a diversidade encontrada no Brasil, devidamente descrita pelos diversos conteúdos de ensino.

3. Regiões brasileiras: As regiões brasileiras ─ Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste ─ consistem do agrupamento das Unidades Federativas do Brasil, cujos limites coincidem com os 27 estados que as compõem. Os Marcos Geográficos buscarão interpretar acontecimentos nos âmbitos social, cultural, econômico e/ou natural vinculados a uma posição geográfica no espaço dentro das limitações das regiões, buscando mostrar as singularidades e / ou pluralidades nos diversos contextos de análise desses espaços.

4. América do Sul: A América do Sul é composta por 13 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela) e ocupa 12% da superfície terrestre. No século XVI, recebeu cerca de 15 milhões de imigrantes provenientes da Europa. Os Marcos Geográficos mostrarão, espacialmente, a conexão e a diferenciação entre os países nas várias abordagens temáticas possíveis, com relação aos campos sociais, naturais, políticos, econômicos, culturais e históricos.

5. América Central: América Central, local em que se destacou uma grande civilização aborígene (a civilização Maia) é a parte do continente americano que une a América do Sul à América do Norte. Ela é dividida em uma parte continental (ístmica) e em outra insular (composta por ilhas). Os Marcos Geográficos focarão as diversidades e singularidades políticas, econômicas, sociais e culturais que constituem esse espaço.

6. América do Norte: A América do Norte, continente inicialmente explorado por espanhóis de forma mais ostensiva, é composta pelo Canadá, pelos Estados Unidos e pelo México. Sua vasta extensão territorial possui uma diversidade natural e histórico-cultural, além de abranger uma das maiores economias mundiais (EUA); os Marcos Geográficos contemplarão as peculiaridades naturais, políticas, sociais e culturais que marcam as relações entre os referidos países, bem como a organização espacial interna deles.

7. Europa: Conhecida como O Velho Mundo, a Europa é composta por um mosaico de países com costumes, línguas e histórias distintas, porém muitas vezes interligadas. É o segundo menor continente do mundo e o terceiro mais populoso. Os Marcos Geográficos, ao explorarem sua geografia típica, permitirão uma visualização dos acontecimentos importantes atrelados ao espaço, em uma conjuntura ampla.

8. África: O continente africano conta com uma grande diversidade cultural, étnica, linguística, cultural, religiosa e com diversos recursos naturais, sendo uma das localidades que possuem maior biodiversidade do planeta, a despeito de abrigar um dos povos mais carentes do ponto de vista socioeconômico. Os Marcos Geográficos permitirão uma ampla compreensão sobre as múltiplas temáticas associadas a esse continente.

9. Oceania: Devido à sua posição geográfica, a Oceania foi o último continente a ser descoberto, sendo conhecida como O Novíssimo Mundo. Difere-se dos demais continentes pelo fato de ser formada por diversas ilhas do Oceano Pacífico e por uma porção de terra maior, onde se localiza a Austrália. Os Marcos Geográficos terão como foco os aspectos naturais, históricos, políticos e sociais relacionados a essa região. 

10. Ásia: É o continente mais populoso do mundo (abrange mais de três bilhões de habitantes) e é conhecido por sua grande diversidade natural e por suas peculiaridades culturais. A região se destaca por ser palco de conflitos de cunho religioso e por abrigar grandes economias de destaque mundial. Os Marcos Geográficos auxiliarão na interpretação dos acontecimentos da região, em variados contextos, contemplando aspectos relativos à sociedade e à natureza de forma geral.

11. Polos: São as regiões menos populosas do mundo, devido à sua condição natural extrema. Compõem-se de características ímpares e, muitas vezes, desconhecidas, dentre elas a peculiaridade de possuírem dias completos ao longo dos 12 meses do ano, que alternam períodos de luz diurna, durante seis meses, e escuridão noturna, durante os outros seis. Os Marcos Geográficos terão uma especial importância no que tange à disponibilização de informações mais específicas sobre a localidade, tendo como foco suas especificidades naturais ─ decorrentes, sobretudo, de fatores climáticos ─ e também sociais, com referência às formas de organização na região. 

Questão Investigativa:

Trata-se de uma instigadora proposta de pesquisa para o estudante, de modo a permitir que ele reflita sobre seu cotidiano, tendo por base aspectos referentes ao tema tratado no Marco Geográfico.

O Manual de instruções encontra-se na pasta da rede, peço apenas que aguarde a revisão pedagógica para enviar – endereço: \\servidor98\portal\Conteúdos\Area de Conteudos\Marcos Geográficos\Projeto MEC

 Tutorial Google Earth endereço na rede:

http://www.marcosgeograficos.com.br/tutoriais/manual_de_instrucoes.pdf