Autoria: Portal EducarBrasil


Titulo: As dez maiores bacias hidrográficas do mundo


Corpo do Texto:

A água está em constante mudança, do estado líquido para o gasoso, condensando e evaporando novamente. O ciclo hidrológico permite que a água percorra vários caminhos desde o topo de uma montanha até o mar.

Da água que precipita, em forma de chuva ou neve, uma parte infiltra no solo, e outra escoa sob a superfície, retornando para lagos, rios e mares. A água infiltrada no solo alimenta o lençol freático que se acumula em função de estar sobre uma camada de rocha impermeável.

No contato entre a camada de rocha impermeável com o solo, formam-se  nascentes que darão origem aos cursos de água.  As nascentes se encontram nas porções de terra mais elevadas de uma área, isso faz com que os filetes de água e a função da força de gravidade corram das partes mais elevadas para as mais baixas.

Os córregos vão recebendo mais água da chuva ou de geleiras derretidas, aumentando seu volume e se transformando em rios. Esses cursos de água encontram rios mais caudalosos e, finalmente, deságuam no mar. O conjunto dos filetes de água, córregos e rios forma a rede hidrográfica. O conjunto dos rios de uma determinada área é chamado de Bacia Hidrográfica.

Devemos entender a inter-relação que existe entre afluentes, sub-afluentes e  rios principais. São os córregos e filetes de água que alimentam a bacia hidrográfica. Se chover muito nas cabeceiras dos rios, provavelmente as áreas mais baixas sofrerão consequências, tais como o aumento de volume dos afluentes localizados em áreas mais baixas e inundações. O contrário também pode ocorrer quando há um período de estiagem e falta de chuvas. O volume de água de toda a bacia irá diminuir.

Além dos fatores físicos, as ações humanas também interferem na dinâmica das bacias. O homem pode desviar e canalizar cursos d’água, intervindo na distribuição de água em uma bacia hidrográfica. Essas intervenções podem gerar benefícios a um dado grupo, como, por exemplo, ao favorecer o abastecimento de água em uma área urbana ou rural. Mas pode também, ao favorecer uma área, comprometer o abastecimento de outras, pois os desvios de cursos geram a redução do fluxo de água em áreas anteriormente abastecidas por aquele rio. Por isso, há a necessidade de um planejamento para o manejo das águas como um todo, não apenas do rio principal.

Os homens necessitam de água para suas atividades, como: agropecuária, uso doméstico, transporte, pesca, turismo e indústria. Por isso, percebe-se, pela história da humanidade, que os povos procuram se estabelecer em locais com fácil abastecimento hídrico. Quanto mais precário o desenvolvimento tecnológico de um grupo humano, maior sua necessidade de localização próxima a um curso de água. Dessa forma, civilizações e cidades surgiram e concentraram sua população às margens dos rios das bacias hidrográficas.

Porém, essa sobrecarga de população e o modo como o homem utiliza as águas dos rios vem gerando grandes problemas como: assoreamento, desertificação em algumas áreas, poluição do lençol freático impossibilitando seu uso, falta de água, transmissão de doenças e perda de alguns mananciais.

As 10 maiores bacias hidrográficas do mundo são aquelas que concentram um maior número de rios (principal, afluentes e sub-afluentes) e abrange uma extensa área. Elas são: Bacia Amazônica na América do Sul, com 7.050.000 Km2, Bacia do Congo na África, com 3.690.000 Km2, Bacia do Mississippi nos Estados Unidos da América, com 3.328.000 Km2, Bacia do Rio Prata na América do Sul, com 3.140.000 Km2, Bacia do Obi na Federação Russa, com 2.975.000 Km2, Bacia do Nilo na África, com 2.867.000 Km2, Bacia do São Francisco no Brasil, com 2.700.000 Km2, Bacia do Ienissei na Federação Russa, com 2.580.000 Km2, Bacia do Níger na África, com 2.092.000 Km2, Bacia de Amur na Federação Russa, com 1.855.000 Km2.


Pontos Selecionados:

Manaus

A Bacia Amazônica percorre o território norte do Brasil, principalmente os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.

Manaus, capital do Amazonas, localiza-se nas coordenadas 3° 06’ 25’’ S e 60° 01’ 34’’ O, sendo a capital do estado Amazonas e uma das principais cidades da região banhada pelo rio principal da Bacia Amazônica.

É também nessa região que se encontra a maior floresta equatorial do mundo, a floresta Amazônica. Existe uma intrínseca relação entre a floresta e a bacia. A água dos rios evapora e, com a chuva, irriga a vegetação, ao mesmo tempo em que a mata ajuda a manter a água na região e a dar continuidade ao ciclo hidrológico local.

Curiosidades: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/bacia-amazonica.htm

Mapa: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&biw=1345&bih=565&q=mapa+de+manaus&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=Manaus+-+AM&gl=br&ei=qTcsTa2OOoH78AaEgLG6CQ&sa=X&oi=geocode_result&ct=image&resnum=1&ved=0CB8Q8gEwAA

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/d90cd5ab366669bd61b8959d3ebe7edb.png


Kinshasa

A Bacia do Rio Congo se localiza na República Democrática do Congo, no continente africano. Kinshasa é a capital desse país e suas coordenadas geográficas são 4°19’ 14’’ S e 15°17’ 55’’ L.

Foi a partir do desenvolvimento do primeiro porto navegavel do rio Congo que se deu a fundação de Kinshasa. Na época da colonização do território pela Bélgica, ainda não existiam ferrovias na região, o transporte terrestre era caro e perigoso, por isso a alternativa era enviar as mercadorias por via fluvial.

Hoje, o rio continua sendo usado para navegação e outras atividades como abastecimento das cidades, indústrias e irrigação.

Curiosidades: http://www.fiorgeograf.com.br/hidro%20africa.htm

Mapa: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&biw=1345&bih=565&q=mapa+de+Kinshasa&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=Kinshasa,+Democratic+Republic+of+the+Congo&gl=br&ei=bjgsTdvpM8L38AaF6MnvCQ&sa=X&oi=geocode_result&ct=image&resnum=1&ved=0CBgQ8gEwAA

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/1f88abd100b0e154feb650597ded551d.png


St. Louis

St. Louis é uma cidade do estado do Missouri, no centro dos Estados Unidos da América. Suas coordenadas geográficas são 38°38’ 49’’ N e 90°13’ 29’’ O. Foi dessa cidade que partiram várias caravanas para a corrida do ouro no Oeste americano. Por isso, ganhou o nome de Portão do Oeste.

A Bacia Hidrográfica do Mississippi, terceira maior do mundo,  foi extremamente relevante para o surgimento de St. Louis, pois a cidade se localiza na confluências dos rios principais da bacia: rio Mississippi e rio Missouri. Além de iniciar a habitação local, os rios também eram responsáveis pelo solo fértil da região.

Hoje, com a tecnologia desenvolvida, as águas dos rios conseguem chegar até áreas mais afastadas e ajudar na irrigação de outros locais.

Curiosidades: http://www.brasilescola.com/geografia/rio-mississipi.htm

Mapa: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&biw=1345&bih=565&q=St.+Louis+mapa&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=St+Louis,+MO,+USA&gl=br&ei=8jgsTaPkAYH78AauvsyZCg&sa=X&oi=geocode_result&ct=image&resnum=1&ved=0CBsQ8gEwAA

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/078e0893ceafd7a2cdd3ad96dbe65ccc.png


Foz do Iguaçu

A Bacia do rio da Prata também é chamada de Bacia Platina. Ela é formada pelas sub-bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. O rio Paraná define a fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Sobre esse rio, foi construída a Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai.

Na cidade de Foz do Iguaçu, coordenadas 25°32’ 48’’ S e 54°35’ 17’’ O,  encontra-se a segunda maior represa hidrelétrica do mundo. A Usina de Itaipu é uma empresa binacional, construída pelo Brasil e pelo Paraguai, que fornece energia para os dois países. Em 1995, a represa foi considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Curiosidades: http://www.infoescola.com/hidrografia/bacia-do-prata/

Mapa: http://citybrazil.uol.com.br/pr/fozdoiguacu/mapas

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/22cfee56bbdafe48da619cd29c1fb968.gif


Cairo

A civilização egípcia é considerada umas mais antigas e importantes na historia do homem. Essa civilização se organizou ao longo dos rios pertencentes à Bacia do Nilo, sexta maior bacia do mundo. O rio era utilizado para pesca, abastecimento, transporte e na época de cheias fertilizava o solo para a agricultura.

A cidade do Cairo, capital do Egito, coordenadas 30° 03’ 53’’ N e 31° 14’ 58’’ L, depende das águas da bacia para irrigação, uso doméstico, abastecimento das indústrias e navegação. Além disso, o rio também é importante para manter o clima mais ameno na região, que se encontra em um deserto.

Curiosidades: http://www.infoescola.com/hidrografia/rio-nilo/

Mapa: http://egito-turismo.com/mapas/cairo.htm

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/156f57f0300a7bc6557b052b59d7f0b4.png


Petrolina

Petrolina é um município do estado de Pernambuco. A cidade é banhada pela bacia do Rio São Francisco e se localiza nas coordenadas geográficas 9° 23’ 38’’ S e 40° 30’ 35’’ O. Esta é a terceira bacia hidrográfica do Brasil, sétima do mundo, e tem como característica ser a única bacia totalmente brasileira.

A Bacia do rio São Francisco é utilizada para fins diversos, como: pesca, abastecimento das cidades e, principalmente, obtenção de energia e transporte. Nas áreas chamadas de baixo e médio curso, onde o relevo é menos acidentado, a navegação é feita entre os portos de Pirapora (MG), Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Curiosidades: http://siscom.ibama.gov.br/msfran/index.php?page=a-bacia-do-sao-francisco

Mapa: http://www.ferias.tur.br/mapa/5389/petrolina-pe.html

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/8fbd47787ec12e2a222216a32a1185fb.png


República de Tuva

A Bacia Hidrográfica do Ienissei é a oitava maior bacia do mundo. A nascente do rio principal é nas montanhas daRepública de Tuva, uma divisão federal da Rússia que faz fronteira com a Mongólia. Essa república está localizada sob as coordenadas geográficas 51° 53’ 13’’ N e 95° 37’ 34’’ L. O rio principal dessa bacia deságua no Mar de Kara, no Oceano Ártico. 

A região de Tuva utiliza as águas do rio Ienissei para: alimentação, pesca, irrigação de plantações, transporte, abastecimento das cidades e das indústrias.

Curiosidades: http://www.russobras.com.br/rios/rio_yenisei.php

Mapa: http://www.mapas-asia.com/mapa.htm

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/3bfdd0ccc405a9d48483a80915b98498.png


Khabarovsk

O rio Amur é o principal da Bacia de Amur, décima maior bacia hidrográfica do mundo. É um rio fronteiriço, ou seja, é o limite entre a China e a Rússia. Como é um rio importante para a região, pois é utilizado para irrigação, abastecimento humano, pesca e navegação, o direito ao aproveitamento econômico desse recurso natural gera conflitos entre os dois países.

Em 2005, uma indústria petroquímica Chinesa derramou benzeno em um dos afluentes da bacia. Como o rio percorre também o território russo, a cidade que mais sofreu com os danos foi a capital Khabarovsk, coordenadas 48° 28’ 36’’ N e 135° 05’ 38’’ L, que possui o principal porto fluvial da região.

Curiosidades: http://www.russobras.com.br/rios/rio_amur.php

Mapa: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&biw=1345&bih=565&q=mapa+de+Khabarovsk&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=Khabarovsk,+Region+of+Khabarovsk,+Russia&gl=br&ei=fD4sTcu_AoT68AaE5JGXCg&sa=X&oi=geocode_result&ct=image&resnum=1&ved=0CBgQ8gEwAA

Bandeira:


Link da Bandeira: http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/bandeiras/7f6eb668b84680ceb04ef1c6ce66a0c9.png


Questão Investigativa:

Qual a bacia hidrográfica de sua região? Essa bacia exerce alguma influência sobre as atividades de sua cidade?


Competência e habilidade:

Competência:Compreender a importância da Geografia para análise do mundo contemporâneo, bem como a relação entre a Geografia e as demais ciências.

Habilidade: Utilizar textos e figuras para entender a organização espacial global; Assistir a filmes que explorem essa temática, promovendo reflexões e debates acerca do assunto; Comparar realidades espaciais de lugares distintos; Elaborar maquetes que retratem o mesmo espaço em tempos distintos, mostrando o antes e o agora.


Anexo: arquivo KMZ


Destaque:

Sites de apoio didático-pedagógico:


Questão Investigativa:

Qual a bacia hidrográfica de sua região? Essa bacia exerce alguma influência sobre as atividades de sua cidade?


Atividades para estudantes:

Sugestão docente:


Temas transversais:

Meio Ambiente.


Referencias:

http://lista10.org/curiosidade/as-10-maiores-hidreletricas-do-mundo/. Acesso em 16/10/2010.

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4268/1/A-IMPORTANCIA-DOS-RIOS/Paacutegina1.html. Acesso em 16/10/2010.

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/bacia-hidrografica.htm.Acesso em 16/10/2010.

http://www.webartigos.com/articles/23846/1/A-IMPORTANCIA-DA-BACIA-HIDROGRAFICA-COMO-UNIDADE-DE-PLANEJAMENTO-PARA-A-GESTAOAMBIENTAL-INTEGRADA/pagina1.html. Acesso em 16/10/2010.

http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx. Acesso em 16/10/2010.

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/rio_nilo.htm .Acesso em 16/10/2010.


Resumo:

As bacias hidrográficas são extremamente importantes para a vida do homem. O texto apresenta como é formada uma bacia hidrográfica, algumas das importâncias de um rio para as regiões em que se encontram e as 10 maiores bacias hidrográficas do mundo.


Créditos
Link imagem:http://www.marcosgeograficos.com.br/adm/imagem/

Marcos Geográfico


IMPRIMIR